Pais devem estar atentos a projeto educacional da instituição onde filho vai ficar.
Cuidados com higiene do local e formação dos funcionários também são importantes.
Por razões econômicas ou falta de tempo, nem todos os pais têm condições de acompanhar de perto a escolha de uma boa creche para o filho. Ainda assim, prestar atenção em todos os aspectos do local onde se pretende deixar a criança é muito importante para evitar surpresas e acidentes.
De acordo com a Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação, cada administração municipal é responsável pela fiscalização, regulamentação e aprovação do funcionamento de creches públicas e particulares na cidade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no entanto, prevê que a educação infantil, oferecida em creches para crianças de até 3 anos e pré-escolas para crianças de 4 a 6 anos, deve ser responsável pelo desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. Vale, portanto, estar atento ao projeto educacional da creche onde seu filho deve ficar.
A preocupação com o número de funcionários da instituição também é importante. Para estar adequada às recomendações da Câmara de Educação Básica, do Conselho Nacional de Educação, creches que atendem a bebês de 0 a 2 anos devem ter um educador para cada, no máximo, oito crianças. As turmas de crianças de 3 anos devem limitar-se a 15 por adulto, e as de 4 a 6 anos, a 20 crianças.
Outra dica importante é verificar a formação dos funcionários que irão cuidar da criança durante as horas que estiver na creche. Os professores de ensino infantil, de acordo com o Conselho Nacional de Educação, devem ser qualificados como educadores e ter carreira de magistério. As creches e pré-escolas devem, ainda segundo o conselho, funcionar em espaços adequados. É fundamental avaliar as condições de higiene do estabelecimento e se ele está funcionando regularmente no município (e se está registrado na Secretaria Estadual de Educação).
.: Para avaliar o atendimento
Segundo o pediatra Mário Cícero Falcão, do Departamento de Pediatria da Universidade de São Paulo (USP), os pais devem ser bastante críticos ao escolher uma boa creche.
O especialista ressalta ainda que a instalação não deve ter pontos de umidade e precisa de um ambiente a céu aberto (área externa) para que o bebê tome 15 minutos de sol, diariamente. “Os pais devem observar cada detalhe das instalações. Se for possível, os pais devem conversar com os funcionários para checar se eles estão instruídos sobre os cuidados com a criança”, afirma Falcão. Ainda de acordo com ele, os pais devem informar à creche qualquer problema de saúde do bebê, inclusive refluxo.
Quando as crianças são maiores, de acordo com a pediatra Lélia Cardamone Gouvêa, especialista em nutrição infantil pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), uma boa forma de avaliar o trabalho feito pelos funcionários da creche é observar a satisfação da criança em freqüentar a instituição.
Do G1 com adaptação da Primeiros Passos
quinta-feira, 31 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário