quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Centro de Educação Infantil Primeiros Passos se baseia na teoria Construtivista de Jean Piaget, que acredita que a construção do conhecimento através da interação da criança com o outro (sujeito e objeto). E através da ação da criança sobre o mundo é que o CONHECIMENTO é adquirido.

E dentro da visão Piagetiana, a criança é um ser puramente lúdica, por isso, se torna necessário que o ambiente seja estruturado através do brinquedo. Neste caso, o C.E.I. Primeiros Passos tem seu ambiente estruturado por áreas de interesse que são:

- Brinquedo Dramático: é um brinquedo livre, onde a criança tem oportunidade de vivenciar e assumir papéis sociais e expressar seus sentimentos (tristeza, alegria, frustrações, insegurança, segurança, etc), através do faz-de-conta.

- Área de Blocos: é um brinquedo livre e de construção, que envolve raciocínio, criatividade, conhecimento lógico-matemático, relação de espaço, equilíbrio, etc..

- Brinquedo Manipulativo: tem diversos brinquedos, como jogos (memória, tabuleiro, quebra-cabeça, jogos de montar, etc.) e tem como objetivo: desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático, criatividade, raciocínio, interação, etc..

- Área de Artes: brinquedo que objetiva principalmente a criatividade e coordenação motora fina, etc..

- História: envolve a prontidão para leitura e escrita, bem como a interpretação de texto, enriquecimento de vocabulário, imaginação, etc..

- Área Externa: é um brinquedo livre que envolve interação, coordenação motora grossa, equilíbrio e desenvolvimento físico.

Através destes brinquedos que são adquiridos os três tipos de CONHECIMENTO:

1 – FÍSICO

2 – LÓGICO-MATEMÁTICO

3 – SOCIAL

Nossa proposta conta com uma rotina com o objetivo de trazer para a criança segurança, noção de tempo e disciplina.

Esta proposta abrange e tem conhecimento sobre:

- Estágios do desenvolvimento e suas características

- Fatores do desenvolvimento

- Tipos de conhecimento

- Adaptação, etc.

Estes são fatores importantes para que a escola possa trabalhar de uma forma eficaz, segura e convicta de estar proporcionando à criança o que tem de melhor em Educação Infantil e obedecendo os parâmetros curriculares do MEC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário