E dentro da visão Piagetiana, a criança é um ser puramente lúdica, por isso, se torna necessário que o ambiente seja estruturado através do brinquedo. Neste caso, o C.E.I. Primeiros Passos tem seu ambiente estruturado por áreas de interesse que são:
- Brinquedo Dramático: é um brinquedo livre, onde a criança tem oportunidade de vivenciar e assumir papéis sociais e expressar seus sentimentos (tristeza, alegria, frustrações, insegurança, segurança, etc), através do faz-de-conta.
- Área de Blocos: é um brinquedo livre e de construção, que envolve raciocínio, criatividade, conhecimento lógico-matemático, relação de espaço, equilíbrio, etc..
- Brinquedo Manipulativo: tem diversos brinquedos, como jogos (memória, tabuleiro, quebra-cabeça, jogos de montar, etc.) e tem como objetivo: desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático, criatividade, raciocínio, interação, etc..
- Área de Artes: brinquedo que objetiva principalmente a criatividade e coordenação motora fina, etc..
- História: envolve a prontidão para leitura e escrita, bem como a interpretação de texto, enriquecimento de vocabulário, imaginação, etc..
- Área Externa: é um brinquedo livre que envolve interação, coordenação motora grossa, equilíbrio e desenvolvimento físico.
Através destes brinquedos que são adquiridos os três tipos de CONHECIMENTO:
1 – FÍSICO
2 – LÓGICO-MATEMÁTICO
3 – SOCIAL
Nossa proposta conta com uma rotina com o objetivo de trazer para a criança segurança, noção de tempo e disciplina.
Esta proposta abrange e tem conhecimento sobre:
- Estágios do desenvolvimento e suas características
- Fatores do desenvolvimento
- Tipos de conhecimento
- Adaptação, etc.
Estes são fatores importantes para que a escola possa trabalhar de uma forma eficaz, segura e convicta de estar proporcionando à criança o que tem de melhor em Educação Infantil e obedecendo os parâmetros curriculares do MEC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário