segunda-feira, 29 de outubro de 2007
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
Alimentação saudável
Acerte na qualidade e na quantidade certa de cada cardápio
A pirâmide alimentar é um desenho famoso, que certamente você já viu por aí. Ela foi desenvolvida por médicos e nutricionistas norte-americanos em 1992 e, desde então, foi adotada por profissionais de saúde e governos em todo o mundo como o modelo mais correto de alimentação saudável, variada e equilibrada.
Nela, vemos os grupos de alimentos, como cereais, verduras e legumes, frutas, carnes e ovos, leite e derivados, feijões e leguminosas, óleos e gorduras, doces e açúcares. E, pela organização em forma de pirâmide, enxergamos quais alimentos devem estar em que quantidade na dieta diária.
Os cereais, por exemplo, fornecem carboidratos, que são o combustível do organismo, aparecem na base, em maior quantidade. Já os açúcares, que têm baixo valor nutricional, aparecem na ponta, porque devem ter o consumo bem restrito.
Usada geralmente como modelo para a reeducação alimentar, a pirâmide alimentar também tem uma versão para bebês e crianças, que é esta que você vê na figura.
Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 |
terça-feira, 23 de outubro de 2007
23/10 - DIA DA AVIAÇÃO
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
Tarde recreativa na Ludoteca da UFV
A Ludoteca da UFV irá realizar neste domingo, dia 21, uma tarde recreativa aberta a toda comunidade. O evento acontecerá das 15 às 17 horas, na sua sede, na casa 1 da Vila Giannetti. Entre as atividades previstas, estão jogos, brincadeiras, contação de histórias, artes e músicas não só para as crianças, como também para suas famílias, num momento de lazer rico em interação sócio-cultural.
Fonte: Luciane Isabel Ramos Martins/ LDH
terça-feira, 16 de outubro de 2007
COMPORTAMENTO - Ai que vontade de morder!
Veja esta matéria da Revista Nova Escola sobre este comportamento muito comum entre as crianças. Clique aquí
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
terça-feira, 2 de outubro de 2007
A relevância da Educação Infantil
No Brasil, dispomos de legislação avançada na área – destacando-se a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 –, temos acesso a pesquisas internacionais e estudos nacionais que apontam para os benefícios do investimento na primeira infância.
A ciência mostra que o período que vai da gestação até o sexto ano de vida, particularmente de 0 a 3 anos, é o mais importante na preparação das bases das competências e habilidades no curso de toda a vida humana.
Os extraordinários avanços da neurociência têm permitido entender um pouco melhor como o cérebro se desenvolve. Particularmente do nascimento até os 3 anos de idade, vive-se um período crucial, no qual se formarão mais de 90% das conexões cerebrais, graças à interação do bebê com os estímulos do ambiente. Acreditava-se que a organização cerebral era determinada basicamente pela genética; agora, os cientistas comprovaram que ela é altamente dependente das infantis.
Sob o ponto de vista da Educação Infantil, antes mesmo das pesquisas sobre o cérebro, já se haviam constatado sensíveis progressos nos níveis de aprendizagem e desenvolvimento das crianças que freqüentaram a educação pré-escolar. Um estudo significativo nesse aspecto foi feito pelo Projeto Pré-Escolar High/Scope Perry, em Michigan, nos Estados Unidos, que acompanhou crianças de famílias de baixa renda desde a época que participaram do projeto pré-escolar, com 3 ou 4 anos, até os 27 anos. A avaliação longitudinal demonstrou que o grupo que recebeu atendimento pré-escolar obteve, a longo prazo, níveis mais altos de instrução e renda, e menores índices de prisão e delinqüência.
A relação custo–efetividade do programa indicou benefícios estimados em sete vezes o custo original do programa. Os benefícios ocorreram como resultado da economia produzida pela redução nos gastos de educação primária (pela diminuição da evasão e da repetência), saúde, previdência social e sistema prisional combinada com o aumento da produtividade ao longo do tempo.
Fonte: Fontes para a Educação Infantil
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
Primeira postagem
Esperamos que todos possam usufruir dos nossos conteúdos e também contribuir com seus comentários, interagindo com a escola.
Sejam bem vindos ao universo infantil do Primeiros Passos!!!