terça-feira, 18 de dezembro de 2007
FELIZ NATAL E UM ANO NOVO FELIZ !!!
Nós, direção e professoras, do Centro de Educação Infantil PRIMEIROS PASSOS, desejamos a todas as crianças que tivemos a honra de conhecer e poder trabalhar na sua formação, um feliz e santo Natal, cheio de muita paz, alegria e saúde.
Estendemos nosso desejo de um bom Natal também aos pais, mães e responsáveis, bem como todos os familiares, agradecendo pela confiança depositada em nosso trabalho e proposta pedagógica.
Esperamos que possamos nos encontrar no novo ano e podermos contar mais uma vez com sua confiança na continuidade do nosso trabalho.
Feliz Natal a todos e um próspero ano novo!
A Direção e Professoras
quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
FESTA DE NATAL - FOI UM SHOW!!!
:: PREPARAÇÃO DOS ARTISTAS
:: PRIMEIRA APRESENTAÇÃO
:: SEGUNDA APRESENTAÇÃO
:: TERCEIRA APRESENTAÇÃO
:: CONFRATERNIZAÇÃO
* PEDIMOS AOS QUE REGISTRARAM COM FOTOS A NOSSA FESTA E QUISEREM PUBLICÁ-LAS EM NOSSO BLOG, É SÓ ENVIÁ-LAS PARA NOSSO E-MAIL.
quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Fotos das crianças fazendo atividade física direcionada
CLIQUE AQUI
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
Reunião com pais
O tema abordado pela coordenadora do PRIMEIROS PASSOS, Maria Aparecida Duarte Lopes - a Profa. Cida, foi o Desenvolvimento Cognitivo - seus aspectos e características.
A oportunidade foi muito bem aproveitada, pois a participação dos pais foi muito satisfatória.
Segue abaixo um resumo do conteúdo abordado:
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO - SEUS ASPECTOS E CARACTERÍSTICAS
Piaget explica muitos aspectos do pensamento e comportamento das crianças considerando que estas passam por estágios de desenvolvimento.
Esta classificação por estágios é apenas uma maneira de compreendermos melhor o processo de desenvolvimento infantil.
Estes são divididos em quatro estágios:
1 - SENSÓRIO MOTOR (0 a 2 anos)
2 - PRÉ-OPERACIONAL (2 a 6 anos)
3 - OPERAÇÕES CONCRETAS (7 a 11 anos)
4 - ESTÁGIO DAS OPERAÇÕES FORMAIS (11 anos em diante)
Estas idades são apenas norteadoras, referindo-se a idades mais prováveis em que a criança apresenta os comportamentos descritos em cada estágio. A idade pode variar de acordo com as experiências de cada indivíduo. Embora toda criança passe pelos estágios na mesma sequência, o rítmo de desenvolvimento é que deve ser observado e respeitado.
Para Piaget, cada estágio é elabroado à partir do anterior. Ele acreditava que nenhuma criança possa omitir qualquer um dos estágios, pois cada nova experiência é agregável no material já acumulado.
Pais e/ou responsáveis que estiveram presentes:
1 - Eliane Maria de O. Queiroz (Gabriel Queiroz)
2- Patrícia de Fátima Pinto (Thiago)
3 - Débora S. Castro Pimentel (Arthur)
4 - Robson Bonifácio Ferreira (Arthur)
5 - Irene da Costa Rodrigues (Marina)
6 - Pai (Marina)
7 - Joedna Silva Cruz (Maria Eduarda)
8 - Gisele Eloisa da S. Teixeira (Gabriella)
9 - Rosilene C. B. Monteiro (Gabriel Monteiro)
10 - Maria Conceição R. Batista (Vitor Batista e Maria Luiza)
11 - Geralda Aparecida Santos (Vitor Alencar)
12 - Marcos Antônio GArcia Vieira (Júlia e Luisa)
13 - Sabrina Monteiro Bassi (Júlia e Luisa)
14 - Euri Júlia E. Lopes (Marllon)
15 - Cristina Cardoso S. Castro (Rafaela)
Nossos sinceros agradecimentos pela participação de todos!!!
Crianças visitam o Insetário da UFV
O Centro de Educação Infantil PRIMEIROS PASSOS promoveu uma visita com as crianças ao insetário da UFV com o objetivo de ampliar a experiênciao e o conhecimento.
Saiba um pouco sobre estes seres:
Os insetos ou insectos são animais invertebrados da classe Insecta, o maior e, na superfície terrestre, mais largamente distribuído grupo de animais do filo Arthropoda.
Os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra, possuem mais de 800 mil espécies descritas - mais do que todos os outros grupos de animais juntos. Os insetos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, mas só um pequeno número de espécies se adaptaram à vida nos oceanos. Existem aproximadamente 5 mil espécies de Odonata (libelinhas), 20 mil de Orthoptera (gafanhotos), 170 mil de Lepidoptera (borboletas), 120 mil de Diptera (moscas e mosquitos), 82 mil de Hemiptera (percevejos e afídeos), 350 mil de Coleoptera (besouros) e 110 mil de Hymenoptera (abelhas, vespas e formigas).
A ciência que estuda os insetos é a Entomologia.
Alguns grupos menores, com uma anatomia semelhante, como os colêmbolos, estão agrupados com os insetos no subfilo Hexapoda. Os verdadeiros insetos distinguem-se dos outros artrópodes por serem ectognatas, ou seja, com as peças bucais externas e por terem onze segmentos abdominais. Muitos artrópodes terrestres, como as centopeias, mil-pés, escorpiões e aranhas são muitas vezes consideradas erradamente como insectos.
Fonte: Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Insetos)
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Sabia que hoje é o dia da música e do músico?
A Música no Desenvolvimento da Criança
Fonte: Portal da Familia
Helen Christianson #
Podemos dizer que é afortunada a criança a quem a mãe, desde seus primeiros dias de vida, proporciona experiências musicais. Essas primeiras experiências contribuem para que mais tarde ela tome gosto pela Música. A Música, como qualquer outra Arte, é cheia de significado, quando é primeiro "aprendida" e não "ensinada". O divertimento vem primeiro; a técnica o segue. O amor pela Música pode ser desenvolvido desde os primeiros dias estendendo-se por toda a infância.
O que é Arte ? Como e a quem traz vantagens ? Podemos dizer que a Arte é simplesmente um meio de criar, de fazer coisas que concorrem para tornar a nossa vida diária mais agradável, mais satisfatória. Toda pessoa, ainda que variando a maneira e a intensidade, é, ao mesmo tempo, um artista e um apreciador de Arte. Como artista, é o executor que combina a perícia com sensibilidade às qualidades das coisas. Tanto a execução como o resultado lhe trazem satisfação. Se alguém admira seu trabalho, ele está pronto a dizer: "Passei momentos maravilhosos fazendo isto". Como apreciador de Arte, está continuamente refletindo sua sensibilidade nas obras que seleciona e adquire para seu próprio uso e satisfação. Seja ele artista ou apreciador, o motivo que o impele é o mesmo: buscar experiências que sejam interessantes, variadas, expressivas e satisfatórias. Assim a Arte não está ligada a alguma coisa remota, a algo que tenha de ser visto ou ouvido em passeios ocasionais a museus ou salões de concerto. A Arte é um modo de vida que contribui para o divertimento e satisfação no lar, na vizinhança, na escola e na comunidade.
A Música é uma Arte séria que deve ser ensinada às crianças ou uma série de deliciosas experiências a serem compartilhadas com elas? Quantos adultos já não terão acompanhado o desenvolvimento de seus filhos e crescido também com eles através do prazer proporcionado pela Música?
O tradicional método das lições formais para iniciar o ensino da Música vem sendo usado logo que a criança, conseguindo alcançar o banco do piano, encontra prazer primeiro nos sons que ela mesma tira e, mais tarde, nos acompanhamentos rítmicos para as suas canções. Uma criança tocou no piano, com um dedo de cada mão, e conseguiu uma agradável combinação; chamou a mãe e disse-lhe: "Não é bonito?" Este entusiasmo, em vez de ser participado pela família, foi interpretado como significativo gosto para as lições. Assim a criança foi levada a um professor de piano para a sistemática introdução dos primeiros conhecimentos musicais. O que ela realmente desejava era ter oportunidade de, tocando e ouvindo, criar novas combinações sonoras agradáveis. Viu-se, no entanto, obrigada a estudar e praticar para fins tão remotos, que perdeu o interesse e a Música tornou-se uma obrigação em vez de um prazer.
Há, naturalmente, uma ocasião em que os ensinamentos de um técnico serão muito importantes no desenvolvimento artístico da criança. Agora, como pequena artista que é, está mais interessada em tocar livremente do que em ficar sob os cuidados de um mestre. É tal qual a criança que, quando interrogada sobre o novo livro que recebeu, retrucou solenemente: "Ele fala muito mais sobre os pingüins do que eu desejaria saber". Talvez nesses primeiros anos de vida da criança seja o adulto que necessite recuperar sua perícia nos instrumentos a que se dedicou há anos atrás. Seus esforços de amador serão bem recompensados pela satisfação de proporcionar maiores oportunidades à família de se divertir com a Música. Para o pai que já é um verdadeiro musicista, há a oportunidade assaz agradável de descobrir quais as músicas que serão apreciadas, não só pelos adultos como também pelas crianças.
Os pesquisadores da Música e os especialistas no desenvolvimento da criança chegaram à conclusão de que o divertimento pela Música, é mais importante do que a imposição de técnicas na primeira infância. As lições propriamente da Música. devem ser proporcionadas à criança dos oito anos de idade em diante, dependendo de que ela deseje, realmente, aprender, tenha boa saúde, coordenação-motora, seja ajustada social e emocionalmente, e outras condições.
# Helen Christianson, em The Child's Treasury. Tradução de Dinah Bezerra de Menezes, Coleção "O Mundo da Criança", Editora Delta, Rio de Janeiro.
Visite o site www.mundodacrianca.com
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
ATIVIDADE FÍSICA DIRECIONADA
A Profa. Flavinha é experiente e atenciosa com as crianças, propondo atividades de expressão corporal e dança. Com certeza as crianças já devem ter comentado com os pais o quanto está sendo legal. Vejam aqui algumas fotos:
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
ALERTA - Novo recall atinge brinquedos que contêm droga perigosa
A Comissão de Segurança de Produtos para o Consumidor Americano determinou nesta quinta-feira o recall de 4,2 milhões de brinquedos Bindeez, fabricados na China. Estes conteriam uma substância perigosa, chamada GHB, conhecida como "ecstasy líquido", colocada em bebidas de vítimas do golpe "Boa noite, Cinderela".
As crianças que ingerem as bolinhas desse brinquedo podem entrar em coma, desenvolver problemas respiratórios ou ter convulsões.
Brinquedo prometia ser o best-seller deste Natal.
Veja aqui a reportagem completa
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
NOVOS UNIFORMES
terça-feira, 6 de novembro de 2007
Tá chegando o verão - Vem aí TEMPESTADES
Assista agora este vídeo:
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
Utilidade Pública - Saiba um pouco sobre Primeiros Socorros
Vale a pena conferir!
Primeiros Socorros
segunda-feira, 29 de outubro de 2007
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
Alimentação saudável
Acerte na qualidade e na quantidade certa de cada cardápio
A pirâmide alimentar é um desenho famoso, que certamente você já viu por aí. Ela foi desenvolvida por médicos e nutricionistas norte-americanos em 1992 e, desde então, foi adotada por profissionais de saúde e governos em todo o mundo como o modelo mais correto de alimentação saudável, variada e equilibrada.
Nela, vemos os grupos de alimentos, como cereais, verduras e legumes, frutas, carnes e ovos, leite e derivados, feijões e leguminosas, óleos e gorduras, doces e açúcares. E, pela organização em forma de pirâmide, enxergamos quais alimentos devem estar em que quantidade na dieta diária.
Os cereais, por exemplo, fornecem carboidratos, que são o combustível do organismo, aparecem na base, em maior quantidade. Já os açúcares, que têm baixo valor nutricional, aparecem na ponta, porque devem ter o consumo bem restrito.
Usada geralmente como modelo para a reeducação alimentar, a pirâmide alimentar também tem uma versão para bebês e crianças, que é esta que você vê na figura.
Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 |
terça-feira, 23 de outubro de 2007
23/10 - DIA DA AVIAÇÃO
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
Tarde recreativa na Ludoteca da UFV
A Ludoteca da UFV irá realizar neste domingo, dia 21, uma tarde recreativa aberta a toda comunidade. O evento acontecerá das 15 às 17 horas, na sua sede, na casa 1 da Vila Giannetti. Entre as atividades previstas, estão jogos, brincadeiras, contação de histórias, artes e músicas não só para as crianças, como também para suas famílias, num momento de lazer rico em interação sócio-cultural.
Fonte: Luciane Isabel Ramos Martins/ LDH
terça-feira, 16 de outubro de 2007
COMPORTAMENTO - Ai que vontade de morder!
Veja esta matéria da Revista Nova Escola sobre este comportamento muito comum entre as crianças. Clique aquí
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
terça-feira, 2 de outubro de 2007
A relevância da Educação Infantil
No Brasil, dispomos de legislação avançada na área – destacando-se a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 –, temos acesso a pesquisas internacionais e estudos nacionais que apontam para os benefícios do investimento na primeira infância.
A ciência mostra que o período que vai da gestação até o sexto ano de vida, particularmente de 0 a 3 anos, é o mais importante na preparação das bases das competências e habilidades no curso de toda a vida humana.
Os extraordinários avanços da neurociência têm permitido entender um pouco melhor como o cérebro se desenvolve. Particularmente do nascimento até os 3 anos de idade, vive-se um período crucial, no qual se formarão mais de 90% das conexões cerebrais, graças à interação do bebê com os estímulos do ambiente. Acreditava-se que a organização cerebral era determinada basicamente pela genética; agora, os cientistas comprovaram que ela é altamente dependente das infantis.
Sob o ponto de vista da Educação Infantil, antes mesmo das pesquisas sobre o cérebro, já se haviam constatado sensíveis progressos nos níveis de aprendizagem e desenvolvimento das crianças que freqüentaram a educação pré-escolar. Um estudo significativo nesse aspecto foi feito pelo Projeto Pré-Escolar High/Scope Perry, em Michigan, nos Estados Unidos, que acompanhou crianças de famílias de baixa renda desde a época que participaram do projeto pré-escolar, com 3 ou 4 anos, até os 27 anos. A avaliação longitudinal demonstrou que o grupo que recebeu atendimento pré-escolar obteve, a longo prazo, níveis mais altos de instrução e renda, e menores índices de prisão e delinqüência.
A relação custo–efetividade do programa indicou benefícios estimados em sete vezes o custo original do programa. Os benefícios ocorreram como resultado da economia produzida pela redução nos gastos de educação primária (pela diminuição da evasão e da repetência), saúde, previdência social e sistema prisional combinada com o aumento da produtividade ao longo do tempo.
Fonte: Fontes para a Educação Infantil
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
Primeira postagem
Esperamos que todos possam usufruir dos nossos conteúdos e também contribuir com seus comentários, interagindo com a escola.
Sejam bem vindos ao universo infantil do Primeiros Passos!!!